Você sabe escolher qual o melhor piso para apartamento?

approach image

Quando surge aquela vontade de transformar um ambiente surgem também muitas dúvidas. Quando o assunto é reforma ou personalização do imóvel ainda na planta, um dos principais questionamentos é sobre o melhor piso para apartamento. Entre os mais pedidos estão os pisos laminados, vinílico, de cerâmica, porcelanato ou madeira.

Todos eles são viáveis para qualquer tipo de reforma. Porém, uns mais indicados que outros. Para te ajudar nessa decisão, que não é tão difícil quanto parece, vamos listar as características de cada um e oferecer nossas melhores indicações. Confira!

Como escolher o melhor piso para apartamento?

Como você sabe, ao investir em um imóvel na planta com a LBraga Construtora, te damos a opção de personalizar o apartamento. Você decide tudo, desde os metais e louças até o melhor piso para apartamento de acordo com seu gosto.

Para tudo isso, você conta com o auxílio de arquitetos e profissionais especializados. Mas você está precisando de algumas dicas por onde começar? Então, vamos lá.

Piso Vinílico

O piso vinílico abafa ruídos, como os barulhos de sapatos e dos pets andando pelo local. Sendo assim, ele é uma boa opção para apartamentos.

Esse tipo de piso também ajuda a conservar a temperatura do local e você não sofre com uma casa gelada durante o Inverno. Uma outra característica bem legal é que ele é antialérgico.

Com relação à cor, há inúmeras opções, existindo, inclusive, pisos vinílicos estampados. Com alta durabilidade, ele dificilmente apresenta manchas ou riscos, já que possui cobertura de resina de poliuretano. Porém, sua cor se desbota com o sol. Por isso, não é indicado para áreas que recebem a luz solar por longos períodos.

O piso vinílico pode ser varrido com vassoura de pelo ou rodo com pano úmido, mas lembre-se de torcer bem! Isso porque, ele não pode ser submerso em água. Portanto, não indicamos para áreas externas e nem para banheiros e cozinhas.

Apesar de poder ser utilizado por cima de outros pisos, não deve-se colocar sobre materiais que apodrecem com mais facilidade, como a madeira, por exemplo.

Piso Laminado

A principal vantagem do piso laminado é que ele é fácil e rápido de instalar, podendo já ser utilizado no dia seguinte. Além disso, a durabilidade é bem alta, variando de cinco a 16 anos, e ele pode ser desmontado em caso de futura mudança.

Diferentemente do piso vinílico que precisa de uma superfície perfeitamente nivelada para ser instalado, o laminado, por ser considerado flutuante, não precisa ter o contrapiso tão nivelado.

Porém, esse tipo de piso propaga o som com facilidade; sendo indicado, por isso, a colocação de uma manta acústica que diminua os ruídos.

Eles são muito lisos e podem arranhar mais facilmente, o que pode ser solucionado com a colocação de feltro nos pés dos móveis. Sua resistência à água também é baixa, não podendo ser submerso também. Em caso de contato com líquidos, é necessário que seja feita uma secagem rapidamente. A limpeza deve ser feita com vassoura de pelo ou aspirador de pó.

Piso de Cerâmica

Esse tipo de piso é o mais conhecido e usado no Brasil. No mercado, encontram-se em vários tamanhos, texturas e preços e a vantagem é que ele é bem versátil. Pode ser utilizado tanto em áreas internas quanto externas, mas é preciso cuidado com o acabamento e a textura para que eles não fiquem muito lisos.

Por ser um piso frio, é o melhor piso para apartamento em lugares mais quentes.

Para limpar é bem simples. Basta um pano úmido para remover a poeira do piso e ele também pode ser lavado, sendo a escolha ideal para áreas externas, banheiros e cozinhas. O fato de não proliferar fungos também torna a cerâmica uma ótima opção para os apartamentos onde moram pessoas alérgicas na família.

Porcelanato

O porcelanato é mais uma opção de piso frio. Ele é mais resistente e menos poroso do que a cerâmica, o que significa que ele tem maior durabilidade.

Com características bem similares ao piso de cerâmica, ele também pode ser usado em áreas externas e internas e é possível encontrá-lo em diferentes cores, tamanhos e acabamentos.

O piso de porcelanato pode ser escorregadio, dependendo da textura e acabamento do modelo. Também tem fácil manutenção e limpeza, que pode ser feita com a vassoura ou passando um pano úmido.

Por outro lado, a principal diferença em relação ao piso cerâmico está no valor, já que o material e a mão de obra para colocação do porcelanato costumam ser mais caros.

Piso de Madeira

Ambientes que possuem pisos de madeira tendem a ser mais aconchegantes e acolhedores. Por isso, eles são muito utilizados em quartos e salas.

É um revestimento de primeira linha, que agrega valor ao imóvel, e, por isso, seu custo pode ser elevado. É necessária a aplicação de resina de proteção, que pode ser brilhante, acetinada ou fosca, de acordo com a preferência do morador. Mas é preciso ter cuidado para que não seja instalado em ambientes com incidência de muita luz solar, uma vez que o sol em excesso afeta a aparência da resina.  Também deve-se ter cuidado ao arrastar os móveis ou utilizar salto alto para não arranhar a resina.

A limpeza é fácil e pode ser realizada com vassoura de cerdas macias e pano úmido. Lembre-se que o piso em madeira não aceita água em excesso. Além disso, o contato com líquidos pode empenar as peças, não sendo indicado para áreas que podem molhar.

Para quem gosta do aspecto da madeira no chão, mas não quer investir na madeira propriamente dita, há opções que imitam seu padrão, como, por exemplo, porcelanato, o piso vinílico ou o laminado.

Concluindo

Agora que você já conhece os prós e os contras de cada um dos principais tipos de pisos, vai ficar fácil escolher o melhor piso para apartamento.

Então, basta seguir nossas dicas e escolher o que melhor se adequa às suas necessidades. Em caso de alguma dúvida, nos envie uma mensagem pelo formulário de contato abaixo que nossos profissionais especializados vão te responder!

O post Você sabe escolher qual o melhor piso para apartamento? apareceu primeiro em LBRAGA.