A preocupação com a sustentabilidade deve ser uma das prioridades na hora de construir um empreendimento. Os recursos naturais estão se esgotando e, principalmente, a água tende a se tornar cada vez mais escassa. Por isso, a captação de água da chuva representam uma das preocupações da LBraga Construtora.
Em condomínios, esse sistema de captação de água, além de colaborar com a economia de água potável, também auxilia na diminuição das taxas do condomínio.
Quer saber como ele funciona? Confira neste texto todos os detalhes e onde essa água pode ser reutilizada.
Geralmente, a água pluvial que passa pelo telhado e pelas calhas dos condomínios, é escoada para a rua. Porém, com um sistema de captação de água da chuva adequado, ela pode ser direcionada para um reservatório. É isso que os condomínios recentes construídos pela LBraga Construtora e Incorporadora irão fazer.
A inovação será encontrada no Edifício Itália, na cidade de Itajubá, no Sul de Minas Gerais, e no Residencial Amoreiras, na cidade de Jacutinga, SP.
De acordo com o engenheiro da LBraga Construtora, Takumi Noda, a mudança é simples e fácil de ser explicada.
O que precisa ser feito é direcionar essas águas para um reservatório, em um lugar comum. Ele pode ser construído em qualquer área interna disponível e a água da chuva será coletada ali. Nesse lugar, deve ser colocado um sistema de peneiramento e de eliminação de partículas. Então, depois de uma chuva forte, o telhado fica limpo e o condomínio fica com essa água em um sistema de tubulação específico, que pode ser usada para regar jardins e lavar garagens.
Como você já deve ter notado, com esse sistema de captação de água da chuva, o custo com a conta de água será zero e a economia para o condôminos é bem expressiva.
A água pluvial pode ser utilizada para fins não potáveis. Isto é, ela não serve para beber. E, segundo Takumi, ainda existem regulamentações sobre este tema. “Existem normas da distribuidora que exigem uma qualidade mínima para que a água seja reutilizada dentro de casa, ainda que seja para lavar roupa ou para a descarga do vaso sanitário”. Então, nossa indicação é para reutilizá-la para regar jardins e realizar a limpeza das áreas comuns do condomínio, como garagens e calçadas.
Inclusive, essas ações são muito recomendadas pelas concessionárias de água, principalmente em épocas de seca.
A captação de água da chuva já é algo que faz parte da nossa realidade e o Diretor Geral da Construtora, Luiz Braga, afirma:
Não nos preocupamos em construir nossos prédios apenas para cumprir normas. Ao iniciarmos um projeto, estamos preocupados também com as pessoas que irão morar naqueles apartamentos, com o meio ambiente ao redor e com a preservação da qualidade de vida da população.
Esse planejamento evita que sejam necessárias futuras reformas nas tubulações e nas dependências comuns do Residencial Amoreiras, em Jacutinga.
Então, caso você queira conhecer mais sobre nossos empreendimentos com captação de água da chuva, deixe seu comentário logo abaixo.
O post Captação de água da chuva é vantajoso para condomínios apareceu primeiro em LBRAGA.