A Portaria Inteligente, também chamada de Portaria Remota, consiste no gerenciamento a distância da entrada e saída de pessoas do condomínio. É um sistema que substitui a presença física de um porteiro e já é uma tendência nos Estados Unidos e Europa.
Aos poucos, ela vem se popularizando no cenário imobiliário brasileiro graças ao fato de ser uma grande aliada à segurança dos condomínios. Além disso, ela ainda economiza recursos e barateia a taxa condominial.
No entanto, existem outras demandas no condomínio, como o recebimento de encomendas, por exemplo, que requerem a presença de um zelador.
Pensando nas várias dúvidas que a utilização da portaria inteligente pode gerar, preparamos este post. Continue a sua leitura para entender tudo sobre ela!
Apesar de muitas pessoas utilizarem os dois termos como sinônimos, existe uma diferença significativa entre eles.
Portaria Inteligente: É gerenciada a distância 24 horas por dia, todos os dias da semana. Uma equipe técnica altamente qualificada fica responsável pelo monitoramento de imagens, identificação, cadastramento e liberação do acesso de visitantes somente após a autorização do morador.
Portaria Virtual: Nesse caso, a portaria funciona de forma automatizada e não existe uma equipe fazendo o gerenciamento por distância. Os responsáveis por todo o controle de acesso dos visitantes são os próprios moradores.
Na portaria inteligente, são instaladas câmeras de vigilância em locais estratégicos do condomínio. Elas enviam imagens para a central de gerenciamento, onde ficam os profissionais especializados em monitoramento.
Utilizando dessa tecnologia de terceirização, o valor do condomínio fica bem menor, já que um funcionário no local exige o pagamento de salários, FGTS, impostos, férias, entre outros. Em muitos casos, os condomínios economizam até 50%.
Além disso, a segurança garantida é o ponto que mais chama atenção. Infelizmente, estamos, cada vez mais, nos deparando com casos de violência e invasão em complexos residenciais. Em muitos casos, esses incidentes estão ligados aos descuidos dos porteiros e moradores com os procedimentos de segurança. No caso da Portaria Remota, o controle é minucioso e todas essas falhas são minimizadas.
O empreendimento LBraga pioneiro na utilização da Portaria Remota foi o Condomínio São Tiago, na cidade de Itajubá/MG.
Devido aos resultados positivos e à satisfação dos moradores, decidimos por adotar o sistema nos demais condomínios de alto padrão que estão em construção. Portanto, se você procura por uma vida mais segura em Itajubá/MG certamente vai gostar de conhecer o Edifício Itália.
Já se sua vida é em São Paulo, temos opções como o Residencial Amoreiras, na cidade de Jacutinga.
Como essa tecnologia é moderna e atual, é comum surgir muitas dúvidas por parte dos moradores. Por isso, as empresas de segurança responsáveis pelo controle do acesso oferecem treinamentos e acompanham o dia a dia de todos os condôminos no período de adaptação. Algumas dúvidas comuns se referem ao acesso dos próprios moradores do edifício, dos visitantes e dos prestadores de serviços. Então, confira abaixo para entender todo o funcionamento.
Todos os moradores são previamente cadastrados no sistema. Nesse sentido, é importante dizer que as crianças também precisam de um registro.
Dessa maneira, quando desejarem entrar no edifício, a identificação pode ser feita através de biometria. O mesmo acontece com os funcionários que frequentam regularmente o condomínio.
Todos os veículos também possuem um registro a fim de evitar a clonagem da garagem.
Assim como na portaria convencional, os visitantes precisam interfonar para contatar a central. A partir daí, a central se comunicará com o morador, que autorizará ou não a entrada do visitante.
Assim que o morador der a resposta, a central voltará a se comunicar com o visitante, abrirá a porta do condomínio e dará as instruções necessárias para que ele chegue até o apartamento.
De todos os assuntos, esse é certamente o mais questionado quando o assunto é Portaria Inteligente. Então, vamos mostrar como funciona o recebimento de delivery e encomendas em nossos empreendimentos.
Assim como os moradores e funcionários, os entregadores também precisam obedecer as normas de segurança. Portanto, eles irão acionar a central de atendimento pelo interfone. Em seguida, o morador será contatado e será solicitado que ele se encaminhe até a portaria para receber a encomenda.
Para o recebimento de encomendas previamente agendadas, o morador deve informar a central com antecedência. Desse modo, ganha-se agilidade na entrega.
Porém, há casos em que não há como prever a data da entrega. É o caso de encomendas que chegam via Correios, por exemplo. Para isso, a figura de um zelador em edifícios com portaria inteligente é muito importante. Na ausência do morador, ele fica autorizado a receber, conferir e assinar o recebimento das encomendas, bem como por fazer a distribuição correta das correspondências.
A central disponibiliza um ramal voip ou um celular para que o zelador esteja conectado à portaria. Além disso, em alguns casos, ela oferece um treinamento para que esse profissional seja ágil e saiba se comportar em todas as situações.
De todas as vantagens de segurança, uma outra que chama a atenção é o serviço de recebimento ininterrupto.
Sabe a Lei de Murphy? Aquela que diz que se uma coisa tem a possibilidade de dar errado, ela dará. Pois é. Nos condomínios com portaria convencional, os porteiros costumam dar uma saidinha e é justo nessa hora que os carteiros aparecem.
Com a Portaria Inteligente, você não precisa se preocupar. O monitoramento funciona 24 horas por dia, durante 7 dias da semana para assegurar o melhor serviço para você e sua família.
É muito difícil uma portaria inteligente parar de funcionar. As empresas prestadoras de serviço já estão acostumadas com eventuais casos que comprometam seu funcionamento. Em episódios de queda de energia elétrica, por exemplo, o sistema de monitoramento se mantém ativo por meio de geradores por algumas horas, já no caso da conexão com a internet é ainda mais simples: o sistema utiliza mais de uma conexão, com empresas diferentes.
Já se o problema for de eventuais falhas nos equipamentos que não permita o comando remoto da portaria, um profissional técnico é enviado no local para solucionar a questão o mais rápido possível.
Mas fique tranquilo ao optar por investir em um empreendimento LBraga. Esteja seguro de nossos serviços, pois sempre escolhemos as melhores soluções para você. Já temos 25 anos de experiência nesse mercado e se caso ainda tenha ficado alguma dúvida sobre a Portaria Inteligente, teremos prazer em te ajudar. É só entrar em contato conosco através do formulário abaixo.
O post Portaria Inteligente em condomínios (Guia Completo) apareceu primeiro em LBRAGA.